Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2143
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Junqueira, Lucia Helena Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-17T17:43:21Z | - |
dc.date.available | 2023-01-17T17:43:21Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2143 | - |
dc.description.abstract | As tecnologias digitais têm transformado o cotidiano das pessoas, além de trazer alterações significativas no ambiente escolar. Este é um estudo de caso cujo objeto de investigação é o uso do computador e os desdobramentos de sua utilização em escolas públicas de Uberaba, MG. Parte do pressuposto de que o uso pedagógico dos computadores na escola oportuniza a alteração da qualidade do processo educativo e investiga como se dá o uso dos computadores no ensino fundamental e qual a formação dos professores para tal utilização. Objetiva-se analisar o tipo de formação oferecida e os significados construídos pelos professores em relação ao uso do computador na sala de aula. O referencial teórico para a compreensão da sociedade contemporânea e suas interfaces com tecnologias e virtualidade apóia-se em Castells, Lévy, Dertouzos e Burke; no tocante à formação reflexiva, recorre-se ao pensamento de Nóvoa e Schön; para a discussão sobre o uso pedagógico do computador na escola, o aporte teórico funda-se, em especialmente, em Barreto, Kramer, Moran e Mercado. A pesquisa segue a abordagem qualitativa. A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica, estudos documentais e empíricos sobre a implantação de recursos tecnológicos em três escolas de ensino fundamental da rede municipal. A coleta de dados se deu a partir da aplicação de questionários e entrevistas a professores e coordenadores de unidades escolares. A análise dos dados mostrou que, mediante os processos de formação vividos pelos docentes e a incorporação individual das tecnologias, ocorre uma construção dos significados relacionada ao seu uso como ferramenta complementar ao processo pedagógico. Conclui-se que os professores apresentam certa resistência ao uso da ferramenta e ainda não exploram suas possibilidades, de forma a incorporá-la à situação de ensino como agentes facilitadores da aprendizagem. | pt_BR |
dc.subject | Computador | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | COMPUTADORES EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE UBERABA, MG: desafios ao trabalho e à formação docente | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 4 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUCIA HELENA NUNES JUNQUEIRA.pdf | 921,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.