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Título: COMPUTADORES EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE UBERABA, MG: desafios ao trabalho e à formação docente
Autor(es): Junqueira, Lucia Helena Nunes
Palavras-chave: Computador
Práticas pedagógicas
Trabalho docente
Formação de professores
Data do documento: 2009
Resumo: As tecnologias digitais têm transformado o cotidiano das pessoas, além de trazer alterações significativas no ambiente escolar. Este é um estudo de caso cujo objeto de investigação é o uso do computador e os desdobramentos de sua utilização em escolas públicas de Uberaba, MG. Parte do pressuposto de que o uso pedagógico dos computadores na escola oportuniza a alteração da qualidade do processo educativo e investiga como se dá o uso dos computadores no ensino fundamental e qual a formação dos professores para tal utilização. Objetiva-se analisar o tipo de formação oferecida e os significados construídos pelos professores em relação ao uso do computador na sala de aula. O referencial teórico para a compreensão da sociedade contemporânea e suas interfaces com tecnologias e virtualidade apóia-se em Castells, Lévy, Dertouzos e Burke; no tocante à formação reflexiva, recorre-se ao pensamento de Nóvoa e Schön; para a discussão sobre o uso pedagógico do computador na escola, o aporte teórico funda-se, em especialmente, em Barreto, Kramer, Moran e Mercado. A pesquisa segue a abordagem qualitativa. A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica, estudos documentais e empíricos sobre a implantação de recursos tecnológicos em três escolas de ensino fundamental da rede municipal. A coleta de dados se deu a partir da aplicação de questionários e entrevistas a professores e coordenadores de unidades escolares. A análise dos dados mostrou que, mediante os processos de formação vividos pelos docentes e a incorporação individual das tecnologias, ocorre uma construção dos significados relacionada ao seu uso como ferramenta complementar ao processo pedagógico. Conclui-se que os professores apresentam certa resistência ao uso da ferramenta e ainda não exploram suas possibilidades, de forma a incorporá-la à situação de ensino como agentes facilitadores da aprendizagem.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2143
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