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dc.contributor.authorBernardi, Lília Maria Mendes-
dc.date.accessioned2023-02-01T14:11:02Z-
dc.date.available2023-02-01T14:11:02Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2275-
dc.description.abstractEsta pesquisa faz parte do projeto A Didática no Âmbito da Pós-graduação na Região Sul do Brasil: uma análise das pesquisas e produções no período de 2004 a 2010, apoio PAPE-FAPEMIG-UNIUBE, que, por sua vez, está inserido no projeto, em nível nacional, A Didática no Âmbito da Pós-Graduação no Brasil: uma análise das pesquisas e produções no período de 2004 a 2010, financiado pelo CNPq. Estas pesquisas desenvolvem um estudo sobre o estado da pesquisa e da produção intelectual na área de didática nos Programas de Pós-graduação em Educação de todo Brasil. Considera-se que esta ciência tem um papel fundamental na formação dos professores. De acordo com estudos precedentes, Libâneo (2010), Longarezi e Puentes (2010) e Sguarezzi (2010), a Didática está vivenciando um esvaziamento em seu campo teórico-científico; o que justifica a necessidade de mais aprofundamento nesta problemática. Desta forma, este estudo tem como objetivo geral analisar o estado das pesquisas e da produção intelectual na área da Didática, no período de 2004 a 2010, em três Programas de Pós-graduação em Educação na região Sul do Brasil. Para sua realização, optamos pela abordagem quanti-qualitativa (mista), na perspectiva dos autores Sampieri (2003), Chizzotti (2010), Gil (2010) e Minayo (2007), e utilizamos a metodologia do estudo de casos múltiplos, Yin (2004), ou estudo de casos coletivo e instrumental (Stake, 1995); citados por André (2005) e outros autores. Para a seleção dos casos, utilizamos os critérios elaborados pelos autores do projeto nacional, que designamos, nesta pesquisa, como Programas de Pós-graduação em Educação “A”, Programas de Pós-graduação em Educação “B” e Programas de Pós-graduação em Educação “C”. Buscamos, na pesquisa bibliográfica, subsídios para a construção da justificativa, do quadro teórico e metodológico que embasaram este estudo. A partir da pesquisa documental, fizemos a análise interpretativa das fichas da CAPES, utilizadas na avaliação dos três Programas e dos currículos Lattes de seus docentes. Como fonte de pesquisa, foram utilizados os sites dos Programas, para análise do histórico, da estrutura curricular, das linhas de pesquisa e da composição do corpo docente. No currículo Lattes, coletamos informações sobre os projetos de pesquisa em que os professores estão inseridos e sobre sua produção intelectual – livros, capítulos de livro, artigos e anais de congressos. No site da CAPES, analisamos as fichas de avaliação trienal de 2007, correspondente aos anos 2004, 2005 e 2006, e da avaliação trienal de 2010, correspondente aos anos 2007, 2008 e 2009. Construímos, também, uma base de dados para o projeto, em nível nacional, com a denominação de cada Programa de Pós-graduação em Educação, suas linhas de pesquisa em Didática, seus projetos, seus professores responsáveis e suas publicações. Nesta base de dados, classificamos as linhas de pesquisa, os projetos e as produções intelectuais dos professores, utilizando o conceito de Didática, seus campos e suas dimensões, como critérios de qualificação. Como resultados, percebemos que há muitos projetos e muitas publicações; contudo, 49,39% dos projetos e 21,88% das produções são da área da Didática, e, concentram-se no campo investigativo e na dimensão dos fundamentos.pt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectPesquisa e Produção Intelectualpt_BR
dc.subjectPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.titlePESQUISAS E PRODUÇÕES EM DIDÁTICA EM TRÊS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL DO BRASILpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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