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dc.contributor.authorOliveira, Aline Tatiane Evangelista de-
dc.date.accessioned2023-03-31T18:04:39Z-
dc.date.available2023-03-31T18:04:39Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2397-
dc.description.abstractEste trabalho insere-se na linha de pesquisa “Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba” e no projeto de pesquisa intitulado “Conteúdos algébricos no ensino médio: discussões e propostas na perspectiva da teoria histórico cultural”, aprovado pela FAPEMIG, em 2017. É no cenário de falta de identidade do Ensino Médio, de mudanças constantes nas políticas públicas relacionadas a esse nível de ensino, de baixos resultados obtidos nas avaliações externas em matemática e da necessidade de propostas didáticas que promovam a aprendizagem conceitual e enfatizem a formação do pensamento teórico, e, consequentemente, a formação integral dos jovens, que se construiu o objeto desta pesquisa: “a organização do ensino-aprendizagem do conceito da função seno com aporte teórico da Teoria Histórico Cultural”. Assim, com base no Materialismo Histórico-Dialético, na Teoria Histórico Cultural, a qual assume que o saber é produzido historicamente pelo homem no processo de transformação da vida, em autores como Vigotski, Leontiev e Davidov, levanta se o seguinte questionamento: Como organizar o ensino-aprendizagem da função seno no Ensino Médio, potencializando a aprendizagem e o desenvolvimento do pensamento teórico dos alunos? O objetivo geral é experimentar, na prática escolar do Ensino Médio, uma proposta de organização do processo de ensino-aprendizagem da função seno, com foco na aprendizagem conceitual e no desenvolvimento do pensamento teórico dos alunos. Para isso, desenvolveu-se um experimento didático-formativo com 12 alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Araxá/MG, realizado em quatro etapas. Na primeira etapa, realizou-se a revisão de literatura e o diagnóstico da realidade, por meio de pesquisa bibliográfica e documental; na segunda, elaborou-se o experimento, a partir dos resultados obtidos na etapa anterior; na terceira desenvolveu-se o experimento com a realização de 10 encontros, de forma remota, pelo Google Meet, devido ao isolamento social imposto pela pandemia da COVID 19, em 2020; na quarta, realizou-se a análise dos dados, a partir das produções dos participantes e dos diálogos com a pesquisadora, que foi a condutora do experimento. A Análise considerou as seguintes unidades de análise: tomada de consciência da ação, movimento de abstração teórica e sínteses (generalizações teóricas). Indícios de apropriação do conceito da função seno no domínio dos ângulos planos e no domínio dos números reais foram encontrados, o que promoveu o desenvolvimento do pensamento teórico no movimento de abstração e generalização substantivas e de ascensão do abstrato ao concreto. Há, também, evidências de que a organização do ensino possibilitou a assimilação de nexos conceituais internos da função seno, como: fluência, interdependência, variável, periodicidade e semelhança. Nem todos os alunos atingiram o mesmo nível de síntese, porém a apropriação de um conceito ocorre por múltiplas aproximações. Contradições, desafios e limites se fizeram presentes tanto na elaboração como no desenvolvimento do experimento. Desse modo, esta pesquisa comprovou a tese de que de uma adequada organização do ensino da função seno no Ensino Médio, fundamentada na Teoria Histórico-Cultural e no movimento lógico-histórico do conceito, pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento teórico dos alunos, em contraposição à visão utilitarista e pragmática das propostas de ensino atuais.pt_BR
dc.subjectFunção senopt_BR
dc.subjectAtividade de estudopt_BR
dc.subjectExperimento didático-formativopt_BR
dc.subjectTeoria Histórico Culturalpt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleORGANIZAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA FUNÇÃO SENO NO ENSINO MÉDIO: UM EXPERIMENTO DIDÁTICO FORMATIVOpt_BR
dc.typeThesispt_BR
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