Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/3003
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBORGES, MARCOS TÚLIO VIDAL-
dc.contributor.authorBÔAS, SANDRA GONÇALVES VILLAS-
dc.date.accessioned2025-03-14T19:39:36Z-
dc.date.available2025-03-14T19:39:36Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/3003-
dc.descriptionCaro Educador(a), O Guia Ciências em Ação, com Atividades Investigativas para o ensino de Ciências da Natureza, consiste em um material de apoio pedagógico aos Educadores; ele é um produto educacional resultante de uma Dissertação de Mestrado Profissional, intitulada ATIVIDADES PRÁTICAS POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVAS: POSSIBILIDADES PARA ENSINAR E APRENDER CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II, feita sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Sandra Gonçalves Vilas Bôas, junto ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade de Uberaba - UNIUBE - Campus Uberlândia – dentro da Linha de Pesquisa: Práticas Docentes para Educação Básica. O intuito deste Guia é auxiliar no planejamento de suas aulas teóricas e práticas, evidenciando características importantes a serem consideradas sobre o Ensino por Investigação (EI), visando a participação cada vez mais ativa e significativa dos estudantes na construção e apropriação dos conhecimentos científicos, para que possam lidar melhor com questões acadêmicas e da vida em sociedade, com suas constantes e múltiplas demandas. Será apresentado a você 05 atividades didáticas baseadas na metodologia das Sequências de Ensino Investigativa (SEI) e, em cada uma, será proposto o tema a ser investigado, a unidade temática e as habilidades relacionadas (segundo a BNCC), os objetivos, a problematização a ser realizada, o levantamento das hipóteses, o planejamento e execução dos procedimentos teóricos e experimentais, a análise e interpretação dos dados, além de sugestões para a comunicação e socialização dos resultados e meios de se realizar a avaliação dos estudantes. As atividades apresentadas abrangem temas referentes ao conteúdo curricular de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental II, especificamente do 6º e do 7º ano; no entanto, por apresentarem viés interdisciplinar, estas podem ser adaptadas conforme a necessidade e a realidade de cada contexto escolar. Em linhas gerais, acredita-se que o Guia “Ciências em Ação” auxilie e instigue os docentes a usar novas metodologias de ensino, buscando aperfeiçoar seu trabalho para potencializar o desenvolvimento do conhecimento científico e da alfabetização científica nos estudantes, bem como as capacidades e habilidades relacionadas aos saberes e práticas investigativaspt_BR
dc.titleCIÊNCIAS EM AÇÃO: Guia com propostas de atividades práticas por meio de sequências de ensino investigativaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:2024

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produto - Marcos Tulio.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.