Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/3003
Título: | CIÊNCIAS EM AÇÃO: Guia com propostas de atividades práticas por meio de sequências de ensino investigativas |
Autor(es): | BORGES, MARCOS TÚLIO VIDAL BÔAS, SANDRA GONÇALVES VILLAS |
Data do documento: | 2024 |
Descrição: | Caro Educador(a), O Guia Ciências em Ação, com Atividades Investigativas para o ensino de Ciências da Natureza, consiste em um material de apoio pedagógico aos Educadores; ele é um produto educacional resultante de uma Dissertação de Mestrado Profissional, intitulada ATIVIDADES PRÁTICAS POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVAS: POSSIBILIDADES PARA ENSINAR E APRENDER CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II, feita sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Sandra Gonçalves Vilas Bôas, junto ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade de Uberaba - UNIUBE - Campus Uberlândia – dentro da Linha de Pesquisa: Práticas Docentes para Educação Básica. O intuito deste Guia é auxiliar no planejamento de suas aulas teóricas e práticas, evidenciando características importantes a serem consideradas sobre o Ensino por Investigação (EI), visando a participação cada vez mais ativa e significativa dos estudantes na construção e apropriação dos conhecimentos científicos, para que possam lidar melhor com questões acadêmicas e da vida em sociedade, com suas constantes e múltiplas demandas. Será apresentado a você 05 atividades didáticas baseadas na metodologia das Sequências de Ensino Investigativa (SEI) e, em cada uma, será proposto o tema a ser investigado, a unidade temática e as habilidades relacionadas (segundo a BNCC), os objetivos, a problematização a ser realizada, o levantamento das hipóteses, o planejamento e execução dos procedimentos teóricos e experimentais, a análise e interpretação dos dados, além de sugestões para a comunicação e socialização dos resultados e meios de se realizar a avaliação dos estudantes. As atividades apresentadas abrangem temas referentes ao conteúdo curricular de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental II, especificamente do 6º e do 7º ano; no entanto, por apresentarem viés interdisciplinar, estas podem ser adaptadas conforme a necessidade e a realidade de cada contexto escolar. Em linhas gerais, acredita-se que o Guia “Ciências em Ação” auxilie e instigue os docentes a usar novas metodologias de ensino, buscando aperfeiçoar seu trabalho para potencializar o desenvolvimento do conhecimento científico e da alfabetização científica nos estudantes, bem como as capacidades e habilidades relacionadas aos saberes e práticas investigativas |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/3003 |
Aparece nas coleções: | 2024 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Produto - Marcos Tulio.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.